Cleveland: Separação de lixo vai ser controlada electronicamente
A cidade de Cleveland, nos Estados Unidos, está a implementar um novo sistema electrónico nos seus contentores e caixotes do lixo, uma inovação que irá controlar a forma como os seus cidadãos reciclam o seu lixo.
De acordo com o Protege o que é Bom, que cita o Geeky Gadgets, Cleveland irá equipar os seus caixotes do lixo com etiquetas electrónicas – semelhantes às utilizadas nas portagens e nos parques de estacionamento, por exemplo – para identificar quem é responsável pela colocação de reciclagem. E, claro, pelo conteúdo que será reciclado.
Como se não bastasse esta inovação, as autoridades de Cleveland vão ainda mais longe, com a imposição de uma multa de 80 euros se o material reciclável do caixote do lixo corresponder a menos de 10% do total.
Estes caixotes do lixo tecnológicos estão a ser colocados à disposição da população gratuitamente, o que irá custar à câmara de Cleveland cerca de 2 milhões de euros.
Para já, este sistema arrancará em 25 mil lares, sendo que o objectivo é chegar a todas as 105 mil habitações da cidade nos próximos quatro anos.
Esta não é a primeira vez que se fala de um caixote do lixo para controlar quem põe o quê lá dentro. Londres anda a preparar um projecto similar há pelo menos cinco anos. Alguém sabe se o projecto já foi implementado? As vossas sugestões e dicas são sempre bem-vindas!