Como a indústria e a natureza podem conviver em perfeita harmonia
Uma das maiores fabricantes de motos do mundo, a indiana Hero MotoCorp, é um (bom) exemplo de como é possível a construção coabitar com a sustentabilidade, sem que para isso seja necessário abdicar de infra-estruturas práticas nem da protecção do ambiente.
Desenvolvidos pela William McDonough + Partners numa zona com 100 hectares, os escritórios dedicados à secção de desenvolvimento da empresa, têm como base a ideia de um “modelo positivo de crescimento sustentável” e procuram dar aos colaboradores a sensação de estarem a trabalhar ao ar livre, devido à grande quantidade de espaços verdes existente.
O CIT (Center of Innovation and Technology), assim se chama o local, está coberto de painéis solares e já foi certificado pelo Indian Green Building Council pela performance energética. Em redor do edifício de 11 andares, extensa vegetação ajuda a prolongar a sensação de comunhão com a natureza.
“Inspirar a criatividade e produtividade e fortalecer o sentido de comunidade foi a chave para desenhar este ecossistema”, explicou o arquitecto William McDonought ao Inhabitat. “O edifício pretende inspirar os colaboradores e visitantes, ao colocá-los perto da natureza, mas também ao estarem protegidos do clima intenso da região. Este campus, como um todo, é o testamento de como o design pode ser resiliente e atingir a beleza natural no qual ele está confinado”.
[nggallery id=2906 template=greensavers]