Como dois estudantes mudaram a maneira como encaramos as caixas de cartão



Lidar com uma caixa de cartão nem sempre é fácil – tanto na sua montagem como na sua abertura. Foi com este problema que se depararam dois estudantes norte-americanos de engenharia e, desta dificuldade, surgiu a oportunidade de criar um novo conceito de caixas de cartão que vai mudar a maneira como encaramos estes objectos.

A ideia do Rapid Packing Container foi desenvolvida no último Verão, durante o Invention Factory, um curso intensivo de seis semanas focado em projectos de construção.

Contudo, foi apenas no último Inverno que Henry Wang e Chris Curro, estudantes da Cooper Union, mostraram ao mundo o novo conceito de caixa de cartão que inventaram. O vídeo de apresentação tornou-se viral no Youtube e os estudantes tiveram já propostas de fabricantes que pretendem produzir em massa o novo conceito.

“Tentei pensar em produtos com que interagisse todos os dias”, indica Curro. Depois de se deparar com a dificuldade que teve em abrir uma caixa de cartão, o estudante imaginou uma “caixa que se pode abrir apenas com as mãos”, sem necessidade de tesouras, facas, chaves ou outros objectos cortantes.

A prototipagem rápida foi um dos módulos do curso intensivo e foi também o factor de sucesso para o conceito de caixa destes dois estudantes. Esta técnica permitiu aos dois estudantes conceberem o modelo, cortarem um protótipo e perceberem as falas do projecto e refazer o conceito do objecto, refere o Treehugger.

No final, o resultado foi uma caixa que utiliza menos 15% a 20% de cartão, uma vez que o novo conceito elimina as abas sobrepostas que são dobradas na parte superior e inferior das caixas convencionais. Também não é necessária fita adesiva, uma vez que esta caixa necessita de pouca cola e já vem incorporada no molde.

[nggallery id=435 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...