Como um supermercado pode poupar sendo mais sustentável com novas embalagens
Muitos dos custos que o retail enfrenta nas suas operações diárias decorrem de aspetos tão intangíveis como a gestão de paletes, o picking ou o tempo de reposição. Para tal, a Smurfit Kappa lançou um novo acondicionador de tubos que lhe permite alcançar “importantes poupanças na sua operação logística e reduzir a sua pegada de carbono, graças ao design à base de papel, mais sustentável do que os seus homólogos de plástico moldado de PET”, informou a fabricante integrada de embalagens à base de papel.
Segundo a mesma fonte, dentro das características inovadoras desta nova embalagem, “há que destacar que permite imprimir a marca nas laterais, captando melhor a atenção do consumidor final no ponto de venda e possibilitando a sua exposição, tanto na largura como no comprimento, o que oferece ao retail mais facilidades de colocação no linear”.
Além disso, acrescenta, “só requer uma matriz para o seu fabrico, o que se traduz numa poupança de 35 310 euros em relação aos seus homólogos de plástico que necessitam de moldes dispendiosos. Também poupa espaço no armazém, é montada com rapidez, é válida para várias referências, totalmente reciclada e 100% biodegradável. E sem esquecer a facilidade da reciclagem, o que se repercute no retail num maior retorno económico pela venda deste material e pela maior facilidade na gestão dos resíduos”.
Desta forma, e tomando como exemplo a distribuição de 330 000 unidades em relação às de PET de utilização única, este acondicionador de tubos sustentável da Smurfit Kappa permite incluir mais 50% de produto por palete, o que representa menos 87 paletes de embalagens, menos 50% de movimentos e menos dois camiões. Além disso, ao reduzir o tempo de reposição, poupa ao retail 17 920 euros, com um acumulado total de poupanças (entre as da própria embalagem, o molde e o tempo de reposição) de 53 230 euros, sublinha a empresa.
A mesma fonte acrescenta que este acondicionador de tubos sustentável foi desenhado tendo em conta a metodologia SupplySmart, um serviço “inovador de valor acrescentado da Smurfit Kappa que utiliza dados de mais de 80 000 cadeias de fornecimento de clientes em mais de 30 países, compilados durante anos pela empresa para levar a otimização da embalagem para uma nova dimensão”.
O objetivo é “avaliar os riscos, entender as oportunidades e melhorar a eficiência das cadeias de fornecimento dos clientes, explorando todas as possibilidades para eliminar problemas, aumentar a eficiência logística, de armazenamento e carga do camião para oferecer rentabilidade e um valor real que chega ao retail“.