Conheça três formas de ajudar a conservar os Oceanos
Os oceanos estão cada vez mais ameaçados por fatores como a pesca ilegal, a poluição, e as alterações climáticas. Hoje, Dia Mundial dos Oceanos, apela-se à sustentabilidade e à conservação dos oceanos, que têm uma grande importância para o bem estar do Planeta.
Destacamos três práticas, com base na World Economic Forum, que contribuem para a conservação dos mesmos:
- Agricultura debaixo de água – por exemplo, o cultivo de algas
Além de ser um método que preserva os recursos naturais, não usando terra nem água doce, muito menos fertilizantes, contribui em simultâneo para o ambiente e para a recuperação dos oceanos, combatendo as alterações climáticas e a acidificação das águas; As algas produzem oxigénio, melhoram a qualidade da água e absorveram cinco vezes mais carbono que as plantas em terra. É o caso da Thimble Island Ocean Farm, em Long Island Sound.
- Proibição de atividades piscatórias em áreas marinhas afetadas
No Arquipélago de Palau, no Oceano Pacífico, foi proibida a pesca em 80% do seu território marinho, o equivalente ao tamanho de França. Esta prática tradicional de nome “Bul”, tem o objetivo de manter o equilíbrio entre a conservação e a pesca, sendo crucial para a recuperação dos ecossistemas e das espécies.
- A Aquacultura
Este método de produção de organismos aquáticos, permite que em alto mar as populações de peixes cresçam no seu habitat natural de forma mais sustentável. É o caso da Earth Ocean Farms, nos EUA.
Através de ideias distintas e em localidades diferentes, estas pessoas estão a cultivar a vida marinha e a contribuir para a saúde dos oceanos.