Dell x Nikki Reid: de lixo electrónico a jóias sustentáveis
45 milhões de toneladas de lixo electrónico: é este o imenso número de resíduos produzidos anualmente em todo o mundo, num valor que se estima ascenda aos 60 milhões de dólares. Como reutilizar este lixo, dando-lhe nova utilidade? Determinada em encontrar uma resposta a esta pergunta, a Dell lançou-se numa parceria com a designer de jóias Nikki Reid, para dar nova vida ao ouro e prata usado nos nossos smartphones.
E se pensarmos que todos os anos são deitados para o lixo massivas quantidades de ouro e prata usadas por exemplo nos nossos smartphones e computadores, a colecção de Nikki Reid faz todo o sentido. O conceito da colecção The Circular Collection é simples: a designer usa apenas ouro e prata reciclado e recolhido nas tais peças de computadores e telemóveis, e dá-lhes novas formas.
Com 99% menos impacto na saúde do nosso planeta, a colecção de Nikki em parceria com a Dell, uma das maiores produtoras de componentes para computadores do mundo, está a abrir caminho para uma nova abordagem à industria joalheira, tantas vezes tão pouco sustentável.
“Quando percebemos que há 800 vezes mais ouro numa tonelada de placas-mães de um computador do que numa tonelada de solo, faz todo o sentido fazer um reaproveitamento desses materiais valiosos”, conta com entusiasmos Nikki Reid.
Com preços entre os 78 e os 348 dólares, a colecção de Nikki Reid com a Dell é o exemplo perfeito de como é possível fazer o reaproveitamento de materiais valiosos que de outra forma acabariam no lixo, ou pior, num aterro algures.