EDP investe em rede de carregadores elétricos privada para frotas
Num comunicado de imprensa, a EDP disse que vai investir numa nova rede de postos de carregamento elétrico rápidos destinados às frotas das empresas. Esta rede é privada e será complementar à atual infraestrutura pública de carregadores geridos pela Mobi.E.
O piloto agora instalado junto ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), que disponibiliza dois novos carregadores rápidos em Lisboa, marca o arranque desta rede que a EDP pretende alargar a mais localizações, estando já em conversações com potenciais utilizadores e municípios. Este projeto conta com tecnologia desenvolvida pela Efacec e “está totalmente alinhado com as ambições do grupo, que deseja ter um papel central na mobilidade elétrica e contribuir de forma decisiva para a descarbonização através da eletrificação do consumo.”
O lançamento desta nova rede foi anunciado hoje no Lisbon Mobi Summit, um evento a decorrer até 16 de setembro em Lisboa.
Também em parceria com a Efacec, a EDP está a desenvolver uma solução para condomínios e parques de estacionamento partilhados, que estará disponível durante o primeiro trimestre do próximo ano. Esta solução vai permitir diferenciar os consumos relativos aos carregamentos elétricos dos restantes consumos do condomínio, facilitando o pagamento por parte de cada utilizador.
App para aconselhar adoção de veículos elétricos
Para os consumidores domésticos, o grupo lançou uma nova solução para carregamento em casa, também em parceria com a Efacec. A EDP Wallbox está agora também disponível em modelo de subscrição e vai incorporar o sistema edp re:dy, uma app que permite aos clientes monitorizar e gerir os seus consumos de eletricidade.
A EDP lançou, ainda, uma app de aconselhamento que apoia futuros utilizadores na adoção de veículos elétricos. A EV.X, desenvolvida dentro da EDP, simula uma verdadeira experiência elétrica adaptada ao dia-a-dia de cada utilizador, com informação real sobre necessidades de carregamento, postos disponíveis, autonomia, bem como os benefícios económicos e ambientais.
Autocarros elétricos
A EDP e a Barraqueiro, empresa de transporte rodoviário, também acabam de estabelecer uma parceria com o objetivo de unir esforços e conhecimentos para desenvolver, testar e demonstrar soluções de mobilidade elétrica nas frotas de transportes públicos. Esta parceria terá como primeira iniciativa a implementação de um projeto-piloto de um autocarro 100% elétrico, que poderá depois ser alargado à restante infraestrutura.