Empresa que detém Timberland, Vans ou Reef publica primeiro relatório de sustentabilidade



A VR Corporation, empresa que detém marcas como a Timberland, Vans, Reef, Eastpack, Lee Jeans, Nautica, Wrangler ou North Face, acabou de publicar o seu primeiro relatório de sustentabilidade, anunciando novos objectivos extensivos a toda a companhia e detalhando as iniciativas sustentáveis.

O primeiro projecto de sustentabilidade de empresa foi lançado em 2012 e levou a colecção Earthkeepers, desenhada com critérios específicos ligados à reciclagem, têxteis orgânicos, materiais renováveis e adesivos baseados em água, a mais de 1.500 produtos amigos do ambiente. A colecção foi tão bem recibida, explica a VR Corporation, que a Timberland anunciou que irá desenhar muitos dos seus novos artigos com estas especificidades.

Por outro lado, a marca North Face estabeleceu o objectivo de utilizar 100% de poliéster reciclado até 2106. O material virá, sobretudo, de garrafas de plástico usadas.

Na área da energia, explica o relatório, a VR Corporation tem muito a melhorar. Cerca de 98% da energia primária da empresa provém dos combustíveis fósseis, o que levou à emissão directa e indirecta de 1.449.581 toneladas de CO2 em 2013. Este total foi reduzido – apenas – em 0,2% durante esse ano. Ainda assim, este número não leva em conta as fábricas dos fornecedores da VF, ao contrário do que já acontece com os relatórios de sustentabilidade dos seus concorrentes.

Para 2015, o objectivo será reduzir as emissões de CO2 em 5%.

Ainda em 2013, e comparado com 2009, a VF reduziu a utilização de electricidade em 4,5% e a utilização de gás natural em 2,8%. Todas as suas 30 fábricas instalaram iluminação LED, sensores de movimento e temporais e controladores de velocidade variável para as máquinas de tingimento.

Em relação aos resíduos, a VF envia 142.000 toneladas para a lixeira, reciclando 148.000 toneladas. Entre 2010 e 2013, a empresa reduziu os seus resíduos de fabrico em 0,93%, para os 11,91%.

Para combater esta inércia, a VF está a tentar reduzir o envio dos resíduos para a lixeira em 40% até 2020, comparando com a base de 2013. Duas das alternativas serão investir na compostagem e imprimir em duas faces.

“As nossas marcas estão a trabalhar na One VF, uma forma de criarmos inovação na sustentabilidade em casa, desde as áreas do design a forma como gerimos os recursos e materiais às maneiras como damos apoio aos parceiros e comunidades nas quais operamos”, explicou Eric Wiseman, vice-presidente da empresa. Ainda assim, a VF Corporation ainda tem de mudar bastante, se quer ser uma empresa liderada pela sustentabilidade.

Foto: Alberto Ziveri / Creative Commons





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