Este é o pássaro “mais instagramável” do mundo



O que torna uma foto de um pássaro perfeita? Este foi o desafio a que se propuseram dois investigadores alemães. Mas para encontrar a resposta, tiveram que catalogar mais de 20.000 fotos de pássaros de nove das maiores contas de pássaros no Instagram com os seus dados correspondentes.

O resultado foi surpreendente. Eles descobriram que a imagem de um pássaro mais apreciada na plataforma de partilha de fotos era o “frogmouth”, uma ave da família de aves Podargidae, que já foi designada “a ave de aparência mais infeliz do mundo” por causa de suas características faciais muito distintas.

Os investigadores, Katja Thomas e Gregor Hayen-Lichsering, afirmam no seu estudo que o seu artigo de pesquisa, publicado no Sage Journals, fornecerá aos ornitologistas alguns insights incríveis.

Na sua base de dados, os investigadores sondaram 27.621 imagens de nove das maiores contas de pássaros existentes. Descobriram que as cores de um pássaro numa imagem afetavam significativamente o comportamento de simpatia dos espectadores, tornando-a mais atraente esteticamente do que outras. Utilizando um algoritmo chamado ‘Image Aesthetic Appeal’ (IAA) para avaliar o apelo estético das fotografias com base em ‘likes’. A pontuação foi positiva para as imagens que obtiveram mais “likes” do que o esperado e negativa para aquelas em que ocorreu o contrário.

As contas do Instagram de onde os dados para a pesquisa foram coletados incluíram @best_birds_planet, @best_birds_of_world, @nuts_about_birds, @birdfreaks, @birdsonearth, @bestbirdshots, @audubonsociety, @bird_brilliance e @your_best_birds.

O “frogmouth” liderou com uma pontuação IAA de 19. Em segundo lugar vieram os pombos coloridos com plumagem decorativa com uma pontuação IAA de 17, e em terceiro lugar foi o turaco esmeralda com as suas penas de cabeça em forma de coroa que ficou em terceiro lugar com uma pontuação de 16.

O estudo mostrou que os utilizadores do Instagram eram bastante indiferentes a fotos de munias ou flamingos, com uma pontuação IAA média próxima de zero. Do lado negativo, a foto do pássaro mais rejeitada foi a do maçarico com pontuação negativa de 22.

Os investigadores disseram que o seu estudo também levou em consideração as preferências humanas pela cor – preferindo objetos azulados aos amarelados, explicado pela valência ecológica que o azul está ligado a coisas boas, como céu claro e água limpa, enquanto a comida estragada costuma ser amarela.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...