Este revestimento sem plástico é feito inteiramente de plantas



Numa missão para eliminar os efeitos devastadores do plástico, os especialistas em inovação de materiais da von Holzhausen desenvolveram um revestimento sem plástico que abre as portas a uma infinidade de aplicações, avança o “Inhabitat”.

Segundo a mesma fonte, a empresa está a abordar a questão de longa data da utilização do plástico como acabamento em inúmeras indústrias. Durante décadas, adornou assentos de automóveis, malas de mão, madeira dura e até caixas de cereais. Este protetor ceroso tem origem no petróleo, e todos sabemos que isso não é uma atitude amiga do ambiente.

A resposta da Von Holzhausen ao problema dos plásticos à base de petróleo toma forma na sua tecnologia “Liquidplant”, que oferece um revestimento duradouro feito inteiramente de plantas. O material pode ser utilizado para proteger qualquer número de materiais existentes e habitualmente utilizados, como o couro e o couro sintético. No entanto, brilha realmente no sector da sustentabilidade quando associado ao Terra Backing patenteado pela empresa, que é feito a partir de resíduos agrícolas.

O objetivo inicial da empresa era criar uma alternativa para a nossa atual dependência de revestimentos de plástico, o que melhora a durabilidade dos produtos. Embora a “Liquidplant” seja essa alternativa, von Holzhausen deu um passo em frente no desenvolvimento do material de suporte à base de plantas.

“O couro é uma indústria de 116 mil milhões de dólares com efeitos catastróficos nas alterações climáticas”, afirmou a empresa. “Em alternativa, o couro sintético (que para muitos parece ser a solução), é uma indústria de 78 mil milhões de dólares. No entanto, ambas as indústrias dependem de revestimentos de plástico, uma indústria de triliões de dólares para os tornar duráveis e duradouros, razão pela qual o plástico se manteve omnipresente. O revestimento “Liquidplant” substitui o revestimento de plástico que perpetua a nossa dependência do petróleo, que permanece em aterros durante séculos e se decompõe em microplásticos nocivos.”

Por fim, “Liquidplant” é um produto totalmente natural feito de açúcar de milho, óleo de rícino e óleo de linhaça. É biodegradável, mas oferece uma proteção duradoura aos tecidos da nossa era, como o couro de cato, o papel, a madeira e o micélio. Também pode ser utilizado em materiais existentes, como o couro animal e o plástico, para os manter em circulação durante mais tempo e minimizar os resíduos desnecessários.

 

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...