EUA: produtos sustentáveis representam 15% das vendas totais do retalho
As marcas rotuladas como orgânicas, naturais, ecológicas e de comércio justo já não são um nicho de mercado nos sectores da alimentação, produtos de higiene pessoal e para a casa. Estes produtos imiscuíram-se progressivamente no retalho generalista e conquistaram uma quota de mercado considerável. Actualmente, estes produtos que apelam ao “consumo responsável” representam uma importante área de crescimento rentável.
Uma análise do Boston Consulting Group e Information Resources analisou todas as cadeias de retalho norte-americanas e concluiu que a venda dos produtos mais “responsáveis” representa 15% das vendas totais de todas as cadeias, com as vendas dos mesmos a aumentarem a um ritmo anual de 9% nos últimos três anos – o que representa 70% do crescimento total.
As consultoras esperam ainda que a mesma tendência se verifique noutros mercados desenvolvidos. Estudos de mercado apontam também para um crescimento futuro, com a maioria dos consumidores a indicar a intenção de comprar mais destes produtos.
Contudo, não vão os produtos mais sustentáveis das grandes marcas que vão experienciar um aumento nas vendas, mas sim os produtos de marcas especializadas. As grandes marcas carecem ou não possuem mesmo produtos deste género, aponta a consultora.
Recorde-se que vários gestores portugueses debateram, esta semana, o consumo sustentável. O Green Savers esteve lá e trouxe-lhe as principais conclusões.
Foto: Glory Foods / Creative Commons