Festival alemão Oktoberfest incluiu opções de alimentação vegan



O Oktoberfest, com as suas grandes quantidades de cerveja e carne, sempre recebeu bem os vegans – mas agora o festival anual vai tornar-se mais inclusivo para todos os que têm restrições alimentares. Pela primeira vez em 200 anos, a festa alemã incluiu nas suas ementas deste ano costeletas de soja, carne de porco falsa e vinho vegan.

É uma boa notícia para um festival que é considerado o paraíso dos amantes de carne. As festividades do ano passado incluíram um total de meio milhão de galinhas, 116 bois inteiros e 115 mil salsichas de carne de porco servidos nas tendas de Munique, durante um período de três semanas.

Mas mesmo os festejos mais tradicionais têm de se adaptar aos novos tempos e às preferências das pessoas. As recentes alterações gastronómicas pretendem, em grande parte, ir ao encontro dos visitantes estrangeiros que lutam contra os pesados menus de carne. Além disso, os dados mostram que já cerca de 800 mil alemães são vegan e cerca de sete milhões são vegetarianos.

Entre as novas receitas do menu estão medalhões de soja com cogumelos chanterelle salteados e o tradicional macarrão de ovo e queijo assado no forno, conhecido como käsespätzle – mas sem o ovo e o queijo. Soma-se ainda um fricassé, onde a carne foi substituída por costeletas de soja, e um vinho tinto vegan – filtrado sem o uso de proteínas animais.

Quanto à bebida anfitriã, a Brewers Federation assegura que a cerveja alemã só pode ser feita a partir de malte, lúpulo, levedura e água – o que significa que todos os vegans a podem beber.

Eis uma boa notícia para todos os que não querem sentir o peso na consciência de se alimentarem com produtos de base animal, ficando frequentemente condicionados em termos de opções gastronómicas.

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...