Forte actividade vulcânica criou nova ilha a sul de Tóquio (com FOTOS)



Uma forte actividade vulcânica foi responsável pelo crescimento de uma nova ilha a cerca de mil quilómetros a sul de Tóquio, de acordo com a Guarda Costeira japonesa. A nova ilha surgiu no Oceano Pacífico e cresceu até ter uma extensão de 15 hectares, ficando praticamente colada a uma outra ilha vulcânica – Nishinoshima – que se encontra desabitada.

A nova formação aumentou até em oito vezes de tamanho desde que surgiu por causa das erupções vulcânicas. Calcula-se que a altura que já alcançou a cratera, que segue activa, é de 50 metros sobre o nível do mar. Ainda assim, os especialistas avisam que a ilha pode continuar a crescer.

A ilha irmã de Nishinoshima encontra-se a 130 quilómetros da ilha habitada mais próxima, motivo pelo qual se considera que a sua actividade vulcânica não põe nenhuma população em perigo.

Este é a primeira erupção que acontece neste local em cerca de 40 anos, depois da própria ilha de Nishinoshima ter aumentado o seu tamanho dentre 1973 e 1974, também devido à intensa actividade vulcânica.

A nova ilha tinha sido baptizada, provisoriamente, como Niijima ou Shinto (duas maneiras de dizer Ilha Nova em japonês). No entanto, e devido à sua proximidade da ilha de Nishinoshima, ela não receberá nenhum nome específico.

[nggallery id=125 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...