Foto da ria de Aveiro entre as finalistas de concurso da Agência Europeia do Ambiente



Carlos Jorge Ferreira é o único português entre os finalistas do concurso Waste*smART, uma competição promovida pela Agência Europeia do Ambiente (AEA), dedicado ao tema dos resíduos, que se realiza em três categorias: fotografia, vídeo e cartoon.

“Imagine que todos os recursos, energia e trabalho que são utilizados para produzir alimentos, carros, roupas, telemóveis e tudo o que consumimos. Se não forem reutilizados e reciclados, podem acabar em aterros ou em incineradoras. Todos os anos, os cidadãos europeus geram uma média de meia tonelada em resíduos domésticos por pessoa. Os resíduos podem ser uma perda económica mas também ter um impacto negativo no ambiente, bem como na saúde humana”. É este o mote que a AEA utiliza para descrever a temática do concurso.

Sob o título de “Living Room”, a foto deste português retracta a Ria de Aveiro e pretende ser um alerta para o nível de poluição da ria.

Até há bem pouco tempo a Ria de Aveiro era o ponto terminal de todo o tipo de descargas poluentes, tanto de esgotos domésticos como de descargas das fábricas situadas na zona da ria. Apesar de já não se efectuarem descargas para os canais centrais, que atravessam a cidade de Aveiro, existem outras zonas da ria que continuam a ser poluídas.

O vencedor de cada categoria recebe um prémio de €500. Para os concorrentes entre os 18 e 24 anos existe ainda um prémio adicional, Youth Prize, também no valor de €500. Os vencedores vão ser anunciados a 16 de Dezembro.

Living Room_SAPO





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...