Gata recém-adoptada evita incêndio em habitação
Tilly passou a maior parte da vida nas ruas de Melbourne, na Austrália, até ser adoptada por uma família há três semanas. Contudo, apesar da falta de familiaridade com o papel de gato doméstico, esta gata mostrou-se já uma companhia muito útil para a sua nova família.
Matt Clayton, dono de Tilly, estava em casa sozinho com a gata, tentando despachar-se para ir para o emprego. Foi então que Tilly começou a tentar alertá-lo para uma lâmpada no tecto perto do corredor. “Ela estava a olhar para mim e a olhar para o telhado e a miar”, conta, Matt Clayton, cita o Dodo.
Nada parecia estar errado e o comportamento estranho do animal recém-adoptado poderia ter sido facilmente encarado como mais uma das idiossincrasias dos gatos. Mas Matt decidiu investigar. “Eu dei um pequeno toque na lâmpada e começou a sair fumo”, explica.
Como se veio a comprovar, os fios da lâmpada entraram em curto-circuito e provocaram um incêndio, cujas chamas se começaram a espalhar silenciosamente pelo isolamento compacto do telhado da casa.
Felizmente, os bombeiros acorreram ao local e o incêndio foi extinto ainda em fase inicial, sem causar grande damos. E tudo devido à persistência de Tilly que evitou um mal maior.
Foto: kevin dooley / Creative Commons