Gigante asiática suspende desflorestação na Indonésia



A Asia Pulp & Paper (APP), quinta fabricante de papel do mundo e uma das responsáveis pela violenta desflorestação da floresta tropical da Indonésia, suspendeu temporariamente o corte de florestas naturais até que as medidas de conservação tenham sido devidamente asseguradas.

Em comunicado, a empresa explicou que esta suspensão arrancará a 1 de Julho para as concessões das suas subsidiárias. Para os fornecedores independentes, no entanto, esta suspensão apenas entrará em vigor em 31 de Dezembro de 2014. Segundo o Mongabay, no entanto, a APP já falhou promessas idênticas em 2004, 2007 e 2009.

“[Este é a] evolução natural das estratégias de sustentabilidade. [Queremos] adoptar standards reconhecidos internacionalmente] para a conservação das florestas”, continuou a APP.

A APP explicou que espera adoptar o critério HCVF (High Conservation Value Forest), emitido pelo FSC (Forest Stewardship Council), e irá obrigar aos seus fornecedores independentes a respeitarem mesmas medidas.

O site Mongabay explica que esta acção tem como pano de fundo a tentativa de evitar que o recente êxodo de clientes insatisfeitos se prolongue. A APP tem sido criticada por ONG, grupos de cidadãos e pelas autoridades e governantes locais pela desflorestação ilegal e desrespeito pelos direitos humanos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...