Gladiadores romanos eram vegetarianos, indica estudo
Um estudo revelou que os gladiadores da Roma Antiga eram vegetarianos. Investigadores do Departamento de Medicina Forense da Universidade de Medicina de Viena, Áustria, analisaram os ossos destes lutadores e concluíram que a sua dieta não incluía carne.
Os ossos foram recolhidos da então cidade de Éfeso, actual Turquia, e as análises indicaram que os gladiadores se alimentavam principalmente de grãos, sem quaisquer indícios do consumo de carne.
Historicamente, os gladiadores do segundo e terceiro século Antes de Cristo eram popularmente conhecidos como “Hordearii”, que traduzido significa comedores de cevada. Este nome popular é relativo à dieta estrita dos lutadores, baseada em cereais, como a cevada e o trigo, bem como vegetais, para se manterem fortes e ágeis.
Os ossos dos lutadores foram analisados através de espectroscopia, o que permitiu identificar uma maior quantidade de estrôncio nos ossos, indicando uma dieta rica em minerais. Os relatos que chegaram até à actualidade destes tempos antigos indicam que os lutadores bebiam uma mistura de cinzas de plantas depois de competir, o que permitia a reposição de minerais vitais. A análise aos ossos dos gladiadores de Éfeso permite confirmar esta prática.
A próxima fase do estudo vai analisar ossos de gladiadores de outras partes do antigo Império Romano para perceber se a dieta vegetariana era uma prática comum entre estes lutadores.