Golfinhos australianos trazem presentes para terra com saudades da interação humana
Os golfinhos jubarte, assim como os humanos, têm as suas próprias táticas para atrair os parceiros, muitas vezes através de presentes.
Mas para um grupo de golfinhos jubarte australianos em Queensland, os seres humanos tornaram-se o centro do seus afetos e têm sido presenteados com corais, garrafas e esponjas do mar.
Os voluntários no Barnacles Café e Dolphin Feeding Centre, na Austrália, documentaram essas ocorrências nas redes sociais, e afirmam que o grupo de nove golfinhos oferece tesouros oceânicos como uma maneira de interagir socialmente com os seres humanos enquanto os turistas estão em casa em quarentena.
De acordo com o site do café, esta missiva é liderada pelo macho alfa Mystique, que é conhecido por trazer grandes pedaços de coral e até garrafas de vidro a voluntários que alimentam os golfinhos.
Não é a primeira vez que essas majestosas criaturas oferecem presentes marinhos trazendo-os no nariz.
Em várias ocasiões, Mystique e os seus amigos trouxeram itens voluntariamente encontrados na água. O presente mais popular é a esponja do mar.
O especialista em golfinhos e Ph.D. na Universidade de Queensland, Barry McGovern, disse à 7News Austrália que, embora exista a possibilidade de os golfinhos estarem com falta da interação humana, provavelmente sentem mais falta da alimentação extra que os turistas proporcionavam.
“Nada mais me pode surpreender com os golfinhos e com o seu comportamento. Eles fazem de tudo: usam ferramentas, têm cultura, têm algo parecido com nomes em assobios exclusivos ”, diz ele. “Com toda a probabilidade, provavelmente não sentirão falta dos humanos em si. Provavelmente sentem falta das refeições extra e da rotina.
McGovern diz ainda que este comportamento pode estar a acontecer porque os golfinhos querem algo para fazer. “Eles estão acostumados aos seres humano, talvez seja apenas tédio.”
Os golfinhos tendem a nadar perto do café, onde são alimentados uma vez pela manhã, antes de retornar para a natureza.