Governo britânico ajudou a indústria do gás de xisto a lidar com oposição
A exploração do gás e petróleo de xisto tem sido fortemente contestada pela população britânica. Porém, a posição do Governo britânico em relação à exploração destes recursos é contrária à vontade da população.
Vários emails, divulgados sob as regras da liberdade de informação – que obrigam a que entidades públicas divulguem espontaneamente e regularmente informação sob as suas actividades ou mediante requisições -, revelam que o Governo britânico colaborou, em privado, com a indústria de xisto, ajudando estas empresas a lidar com a oposição dos cidadãos britânicos à fracturação hidráulica.
De acordo com as mensagens trocadas, divulgadas pelo Guardian, os oficiais do Governo britânico trocaram linhas orientadoras de como lidar com a oposição social. Os executivos e os membros governamentais encontraram-se também para jantares e cafés, onde os membros das empresas terão trocado listas de potenciais stakeholders.
A oposição criticou já a postura do Governo, acusando-o de ser o braço direito da indústria petrolífera. Porém o Governo esclareceu já os encontros e mensagens trocadas. Esta semana David Cameron afirmou que o Executivo britânico ia apoiar a exploração de gás e petróleo de xisto e anunciou incentivos para as administrações e comunidades locais, que foram classificadas como subornos pela oposição.
Foto: Abode of Chaos / Creative Commons