Greenfest: o evento que mostra o que de melhor se faz em Portugal ao nível da sustentabilidade (com VÍDEO)



Pedro Norton de Matos, gestor, lançou há sete anos uma iniciativa que pretende promover o desenvolvimento sustentável: o Greenfest. A edição deste ano, decorrida entre 8 e 11 de Outubro, voltou a marcar presença no Centro de Congressos do Estoril.

“São quatro dias de muitas actividades para muitos públicos. Estamos falar de famílias, empresas e autarquias e da sociedade civil. É algo muito diversificado”, explica Pedro Norton de Matos ao Economia Verde.

Quase a fechar a década da Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o tema escolhido para a edição de 2014 foi precisamente “Educar para a Sustentabilidade”. Ateliers, workshops, exposições e palestras são algumas das actividades onde as empresas podem mostrar o que fazem nas áreas de responsabilidade ambiental e social. “Um consumidor informado coloca uma pressão sobre os produtos e serviços que compram, exigindo que as marcas incorporem valores ligados à sustentabilidade”, indica o mentor do Greenfest.

Desde 2008, o evento cresceu e atraiu cada vez mais visitantes e organizações. Uma das entidades que marcou presença este ano foi a Santa Casa da Misericórdia, que através de actividades de reciclagem e reutilização de revistas mostrou um pouco do trabalho que faz com os utentes nesta área. “Nos últimos três anos temos tentado promover a eficiência energética na Santa Casa. Temos muitos estabelecimentos por toda a Lisboa e, como tal, temos um impacto ambiental que é decorrente da nossa actividade e achamos que nos devemos empenhar em diminuir a nossa pegada ecológica”, afirma Sónia Silva, responsável da Santa Casa para a Sustentabilidade e Inovação.

Para o mentor do Greenfest, o evento é também uma oportunidade de criar laços, conhecer novas pessoas e novos projectos que podem resultar em novas parcerias futuras ligadas à sustentabilidade.

O Greenfest regressa em 2015 com a promessa de mostrar o que de melhor se faz em Portugal ao nível da sustentabilidade.

Fique a saber mais sobre a edição deste ano do Greenfest no episódio 330 do Economia Verde.

Foto: Restart/Greenfest





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...