Guimarães Capital Verde Europeia arranca com 26 atividades na cidade

Espetáculo com Gisela João e Sofia Escobar inaugura novo ciclo ambiental de 2026, esta sexta-feira, seguido de um sábado de iniciativas

Redação

Guimarães prepara-se para viver um fim de semana de celebração, cultura e participação comunitária com a inauguração oficial de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, marcada por um espetáculo memorável na noite de sexta-feira, 9 de janeiro, e por um dia inteiro de atividades gratuitas na cidade no sábado, dia 10, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, na sexta-feira, a cerimónia de abertura, “Raízes do Futuro”, tem início às 21h00 no Multiusos e será apresentada por Catarina Furtado e Vasco Palmeirim, reunindo em palco Gisela João, Sofia Escobar e vários grupos e instituições locais, como A Outra Voz, CERCIGUI, Coro En’Canto, Grupo Coral de Ponte e TetrAcord’Ensemble.

Com a participação de mais de 170 pessoas, entre bailarinos, músicos e coletivos locais, o espetáculo afirma a sustentabilidade como prática cultural, social e humana. Perante a elevada procura, que esgotou cerca de 2.800 lugares para a cerimónia de abertura de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, o evento terá transmissão em direto no canal YouTube do município e a instalação de um ecrã gigante no IDEGUI – Instituto de Design de Guimarães, com animação, para acompanhamento em comunidade.

Programação com 26 atividades gratuitas na cidade

A celebração continua no sábado, 10 de janeiro, a partir das 10h30, com um programa descentralizado que propõe 26 atividades gratuitas, distribuídas por vários pontos da cidade. Performances de dança no espaço público, atuações de bandas e grupos corais locais, recitais de poesia, oficinas de mobilidade suave como a Educabicla, e um showcooking com o chef António Loureiro, no Mercado Municipal, compõem uma programação que convida a comunidade a viver a Capital Verde Europeia no espaço público, reforçando o compromisso de Guimarães com a ecocidadania e o envolvimento local.

Ao longo do dia, a “Cantarinha”, mascote da Capital Verde Europeia, irá percorrer as ruas de Guimarães, promovendo momentos de interação e sensibilização ambiental com o público, num ambiente festivo e familiar que une gerações em torno do futuro climático da cidade.

O programa encerra com uma Silent Party, no Mercado Municipal, entre as 22h00 e a 01h00. Este formato inovador permite celebrar a abertura deste ano europeu aliando o convívio à sustentabilidade e ao respeito pelo bem-estar acústico do centro urbano.

Com o objetivo de promover uma mobilidade mais sustentável e reduzir a utilização do automóvel individual, o município de Guimarães assegura ainda uma operação especial da Guimabus, com linhas gratuitas nos dias 9 e 10 de janeiro, facilitando o acesso do público às diferentes iniciativas.

Este conjunto de eventos marca o arranque da programação de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, convidando a cidade e os visitantes a celebrar, participar e projetar o futuro a partir da cultura, da comunidade e da sustentabilidade.

Programação de atividades p/ o público:

Sexta-feira, 9 de janeiro, 2026

21h00

Cerimónia de Abertura Guimarães 26 – Capital Verde Europeia | “Raízes do Futuro”

 Sábado, 10 de janeiro, 2026

10h30

L-Fit Club Ginástica | Largo da Oliveira

Sociedade Musical de Guimarães | Alameda de São Dâmaso

Recital poesia Alunos AEVST | Café Milenário

Biblioteca Municipal Raúl Brandão | Supremo Gosto

10h45

Centro Cultural Capoeira Baiana | Feira do Pão

11h00

Luís Almeida | Largo da Oliveira

Cruz Vermelha Delegação da Juventude de Guimarães | Praça de Santiago

Academia de Patinagem de Guimarães | Largo de Donães

Showcooking com Chef António Loureiro | Mercado Municipal

Educabicla | Toural

Biblioteca Municipal Raúl Brandão | Café Milenário

Recital poesia Alunos AEVST | Docélia

11h30

Musiké apresentam “Marilúcia, a inadaptada” | Largo da Oliveira

Grupo Coral De Vez em Quando | Alameda de São Dâmaso

Educabicla | Toural

Recital poesia Alunos AEVST | Da Terra

Biblioteca Municipal Raúl Brandão | Docélia

12h00

Performance Alcateia e convidados | Largo Câmara Municipal

Orquestra Taibombar | Largo de Donães

Trybo Escola de Dança | Toural

Biblioteca Municipal Raúl Brandão | Da Terra

Recital poesia Alunos AEVST | Supremo Gosto

12h30

Biblioteca Municipal Raúl Brandão | Cor de Tangerina

14h00

Trybo Escola de Dança | Largo da Oliveira

15h00

Maria João Soares | Largo da Oliveira

Sociedade Musical de Guimarães | Largo de Donães

Cruz Vermelha Delegação da Juventude de Guimarães | Feira do Pão

Academia de Patinagem de Guimarães | Alameda de São Dâmaso

15h30

Musiké cantam os Reis | Largo de Donães

Grupo Folclórico da Corredoura, Grupo Folclórico de Santo Estevão de Briteiros, Grupo Folclórico de S. Cipriano de Tabuadelo e Grupo Folclórico de Lordelo | Alameda de São Dâmaso

Escola de Dança Flávia Portes | Toural

16h00

Os Concertininhas de S. Torcato | Largo de Donães

Luís Almeida | Rua da Rainha

Escuteiros: Jogos Tradicionais | Alameda de São Dâmaso

22h00

Silent Party | Mercado Municipal

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.