Havai: autocarros públicos velhos vão ser transformados em abrigos para sem-abrigo
No último ano, Honolulu, a capital do estado norte-americano do Havai, esteve sob fogo pela forma como tratou os sem-abrigo na ilha de Oahu, nomeadamente através das forças policiais e da tentativa de relocar estas pessoas para uma ilha remota, onde estivessem longe dos turistas.
Depois de vários protestos pela forma como os sem-abrigo foram tratados, o director-executivo municipal para a habitação, Jun Yang, quer compensar estas pessoas e remodelar antigos autocarros públicos que já não circulam para que possam servir de casa para os sem-abrigo. O objectivo é que estas casas se possam movimentar pela cidade e proporcionar abrigo, banhos e algum lazer a parte da população de sem-abrigo de Honolulu, escreve o Inhabitat.
Os autocarros estão em bom estado e funcionam, simplesmente foram retirados de circulação pela quilometragem que já apresentavam. A autarquia de Honolulu concordou em ceder 70 destes veículos para que possam ser transformados em abrigos. Alguns dos autocarros vão apenas servir propósitos de higiene, oferecendo banhos, outros vão apenas ter camas e outros vão ser apenas espaços de lazer.