Holanda converte papel higiénico usado em asfalto

Trata-se de um verdadeiro ovo de Colombo, mas feito de… papel higiénico. Reconhecida como um dos países do mundo que mais leva a sério a reciclagem, a Holanda inventou agora uma forma de dar uso ao papel higiénico usado, aplicando-o no asfalto.

O projecto ainda se encontra em fase de testes, mas a CirTec e a KNN Cellulose, as empresas holandesas que o lideram, estão optimistas. Em breve um trecho de um quilómetro de estrada vai ser asfaltado com esta nova componente, que apesar de provir do esgoto, está completamente recuperada.

Antes da sua utilização, o papel passa por um sistema de reciclagem de resíduos onde as suas fibras são retiradas das águas residuais através de uma peneira industrial. Findo este processo, são levadas para uma estação de tratamento onde são filtradas, limpas e esterilizadas a temperaturas muito altas.

Depois destas operações é obtida uma pasta que pode ser acrescentada à composição do asfalto e que, segundo os técnicos que estão a supervisionar este processo, ajuda a dar mais permeabilidade ao solo, aumentando a capacidade de absorção da água da chuva, e mais durabilidade à pista.

Este produto, de acordo com os seus fabricantes, poderá também ser usado para produzir bioplásticos e outros materiais de construção.

Foto: via Creative Commons

Patrocinadores

css.php