Homem foi responsável por extinção em massa de aves do Pacífico



O Homem foi o principal culpado pela extinção em massa de pássaros antigos, de acordo com um relatório publicado ontem no Proceedings of the National Academy of Sciences, que revela que os esforços de colonização nas ilhas do Pacífico limitaram o habitat centenas de pássaros, levando-os à extinção.

O estudo contabiliza as espécies extintas em mais de mil. “Se tivermos em conta todas as ilhas do Pacífico tropical, assim como aves oceânicas e outros pássaros, estamos a falar de cerca de 1.300 espécies extintas”, explicou Tim Blackburn, co-autor do estudo e director da Zoological Society de Londres, ao Science Recorder.

Segundo a equipa de investigadores, esta extinção terá ocorrido num período entre há 700 e 3.000 anos atrás, uma época em que pescadores e exploradores colonizaram algumas das últimas ilhas desabitadas do mundo. Estes caçavam  pássaros locais, destruindo uma grande parte da respectiva floresta. Esta combinação levou ao declínio de milhares de espécies, incluindo o conhecido dodo [na foto] e o sylviornis.

Este estudo representa também a primeira tentativa de detalhar o impacto dos ajuntamentos humanos na diversidade das espécies de aves do Pacífico. A análise de fósseis deixou aos cientistas algumas indicações do que poderá ter acontecido há vários séculos, e é esse trabalho que está agora a ser desenvolvido.

Para estimar a quantidade de espécies extintas, a equipa de cientistas criou um modelo que analisou as espécies de aves de 41 ilhas do Pacífico. Tendo como base um modelo matemático avançado, os investigadores conseguiram determinar que 938 espécies extinguiram-se depois da colonização do Pacífico. Este modelo poderá ser usado, no futuro, para determinar as tendências de extinção de outros animais.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...