LIPOR investe em floresta nativa
A LIPOR e os Municípios Associados estão a desenvolver um Programa de Manutenção de Floresta Nativa – Programa Metro Quadrado, pelo segundo ano consecutivo.
Este é um programa de adoção de áreas de floresta em processo de reabilitação ecológica, com o objetivo de promover a biodiversidade, os serviços dos ecossistemas, a adaptação às alterações climáticas, a amenização paisagística, o bem-estar das pessoas e a redução do risco de incêndio. Este projeto promove, atualmente, o investimento na reabilitação de 20 hectares de áreas de floresta nativa, de gestão pública nos 8 Municípios da LIPOR.
O Programa Metro Quadrado integra um conjunto de operações que asseguram a manutenção das áreas, e cujas atividades compreendem marcação e proteção, limpeza de matos, correção de caldeiras, controlo de plantas invasoras, substituição de falhas, podas de formação e monitorização.
Do primeiro ano do Programa, foram monitorizadas 6896 árvores, com uma taxa de sobrevivência média de 65%. Estas árvores representam um potencial de armazenamento de 82 toneladas de CO2 por ano.