Lisboa está mais inclusiva. Saiba porquê
A Siemens Portugal instalou botoneiras especiais em semáforos de três cruzamentos de Lisboa. Com estes equipamentos, os semáforos podem ser utilizados por qualquer pessoa, incluindo cidadãos com deficiência física ou visual.
Numa cidade que se quer cada vez mais inclusiva, foram instalados semáforos para facilitar o dia-a-dia de quem tem alguma necessidade especial. E são vários os casos em que este novo mecanismo pode ter um impacto realmente transformador. Assim, alguém que tenha má articulação nos dedos ou alguma deficiência nas mãos, por exemplo, pode usar estes equipamentos porque têm uma superfície ampla, através da qual se faz a activação da botoneira. Se o transeunte for cego também terá a vida facilitada, porque em cada fase do semáforo é emitido um som, quer esteja verde ou vermelho.
Os semáforos agora instalados possuem ainda um botão vibratório que indica a direcção de atravessamento em relevo e o layout da via a atravessar na parte lateral. Tem também cores de alto contraste e um sinal luminoso de reconhecimento do pedido feito pelo transeunte, que facilita a visualização por pessoas com dificuldades, caso dos idosos, por exemplo.
Para já os novos semáforos com estas ferramentas foram instalados na Rua Alexandre Herculano, na Rua Castilho, na Rua Mouzinho da Silveira e na Rua Rodrigo da Fonseca, mas para o futuro há já planos para o alargamento destas funcionalidades a mais locais da capital.
A manutenção dos semáforos em Lisboa está a cargo da Siemens Portugal que, com esta nova ferramenta aposta assim numa cidade mais inclusiva, onde os obstáculos são minimizados, para tornar Lisboa numa cidade acessível a todos.
Foto: Siemens