Londres: um arranha-céus construído com o lixo dos inquilinos (com FOTOS)
O atelier de arquitectura francês Chartier-Corbasson revelou recentemente os planos para a construção de um arranha-céus em Londres feito inteiramente com o lixo dos inquilinos. O Organic London Skyscraper foi projectado para ser revestido com painéis duráveis feitos a partir de papel e resíduos de plástico.
O arranha-céus deverá ser construído gradualmente e à medida que for sendo habitado, através do aluguer e compra dos espaços. Caso o projecto seja implementado, os arquitectos prevêem que a fachada de plástico cintilante esteja pronta dentro de um ano.
O projecto arquitectónico pretende aliar a redução de resíduos à minimização dos custos de construção. Numa primeira instância terá de ser construída uma estrutura moldável, em torno de andaimes de bambu, comuns na Ásia. As secções pré-fabricadas de andaimes seriam instaladas à medida que a construção avançasse e os painéis de plástico seriam adicionados gradualmente, refere o Inhabitat.
Há medida que o edifício começar a ser arrendado e comprado, a construção dos andares superiores vai começar, fazendo com que o arranha-céus cresça organicamente, respondendo à procura e à oferta. Quando estiver concluído, o edifício deverá ter uma forma piramidal alongada, coberta pela fachada cristalina feita com materiais reciclados. A fachada translúcida permitirá uma iluminação natural do espaço. A construção será ainda capaz de gerar energia eólica.
[nggallery id=740 template=greensavers]