Los Angeles envia bolas de plástico para reservatórios para evitar que água se evapore



A cidade de Los Angeles enviou 96 milhões de bolas de plástico para dentro do reservatório de Sylmar, que tem 70 hectares, para tentar evitar que a pouca água que lá existe não se evapore. As bolas pretas foram especificamente desenhadas para cobrirem a água, evitar a sua evaporação e protegê-la do pó, chuva, químicos e vida selvagem.

Construídas em polietileno, as bolas são do tamanho de uma maçã, custaram €0,32 cada e são pretas para ajudar a desviar os raios UV. Segundo as autoridades, elas vão evitar que 1,1 mil milhões de litros de água se evaporem por ano.

A ideia de utilizar bolas de plástico para evitar a evaporação da água pertenceu a Brian White, biólogo reformado e que colaborou com o Los Angeles Department of Water and Power. Numa fase inicial, ele desenvolveu uma solução caseira na sua própria casa, que já é usada nos reservatórios californianos desde 2008.

Para além de Sylmar, as bolas foram também colocadas nos reservatórios de Upper Stone, Elysian e Ivanhoe e têm conseguid evitar que entre 85 a 90% da água se evapore.

As últimas 20.000 bolas foram ontem enviadas para Sylmar, de forma simbólica, com a ajuda do mayor de Los Angeles, Eric Garcetti. Elas fazem parte de um investimento total de €31 milhões para proteger a qualidade da água daquela cidade.

A Califórnia está a passar por uma das maiores secas de sempre – que nem o ciclone Dolores consegue abrandar.

[nggallery id=2112 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...