Maior gruta do mundo abre ao público pela primeira vez

Pela primeira vez, a caverna de Son Doong, no Vietname, receberá exploradores amadores. Veja algumas das fotos deste paraíso subterrâneo.

Green Savers

Em 1991, um cidadão vietnamita descobriu uma entrada para uma caverna no Parque Nacional de Phong Nha-Ké Bàng, local onde habitava. Esta entrada, sabe-se hoje, era a porta para a maior gruta do mundo até agora descoberta.

A gruta foi explorada por britânicos, mede 8,8 quilómetros e inclui uma selva e rio. Se fosse necessário, poderia ter, no seu interior, um arranha-céus de 40 andares.

Desde então, a gruta de Son Doong tornou-se conhecida mundialmente, mas apenas exploradores credenciados a podem visitar. Até agora. A empresa de turismo Oxalis acabou de anunciar as primeiras visitas ao público – ainda em fase de testes -, uma viagem de seis dias que acontecerá no próximo ano.

Logo à entrada, os visitantes terão descer, em rappel, 80 metros, pelo que o desafio não será para todos. Na primeira noite dentro da gruta, os visitantes irão acompar perto de Hand of Dog, uma estalagmite que, como o próprio nome indica, parece a pata de um cão.

Segundo o Huffington Post, o tecto da caverna colapsou há séculos, permitindo que uma selva avançasse. Lá dentro pode ver-se um autêntico festival de preciosidades. A começar por raras pérolas feita por séculos e séculos de água a cair e a secar, deixando camadas de cristais em grãos de areia.

A visita custa €2.275 (R$ 6.900) e, certamente, sujeita a sorteio – as inscrições deverão explodir nos próximos tempos. Veja algumas fotos da gruta.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.