NanoLight: a lâmpada LED mais eficiente do mundo



Nasceu a NanoLight, descrita como sendo a lâmpada mais eficiente do mundo em termos energéticos. Ela emite mais de 1600 lumens usando apenas 12 watts de potência, o que a coloca no patamar das de 100 watts.

As lâmpadas LED tornaram-se populares devido à sua eficiência energética e longevidade. Embora existam muitos modelos de 20-60 watts disponíveis no mercado, a omnidireccional NanoLight é o primeiro dispositivo equivalente aos de 100 watts. Esta lâmpada descarta a necessidade de um dissipador de calor e revela-se 87% mais eficiente do que os incandescentes comuns. Usa ainda menos 50% de energia do que uma fluorescente compacta.

Segundo o Inhabitat, a NanoLight está disponível em três modelos. O modelo de 12 watts custa €34 (R$ 92), valor que facilmente se recupera através da economia em energia eléctrica, já que o período de vida útil da lâmpada se situa entre os 25 e os 30 anos.

Os componentes electrónicos LED do dispositivo são montados numa placa de circuito impresso dobrado, de forma a assemelhar-se a uma lâmpada tradicional, utilizando a tecnologia de montagem na superfície.

As três versões estão disponíveis em 120V AC e 220-240V AC, logo são compatíveis com diferentes regiões geográficas.

A criação é de Gimmy Chu, Tom Rodinger e Christian Yan, da Universidade de Toronto. Está agora a ser lançada através de uma campanha da Kickstarter.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...