São mais de 700 produtos totalmente livres de plástico: é este o cenário no primeiro corredor de supermercado sem plástico, inaugurado na passada semana pela loja Ekoplaza, em Amesterdão.

A rede de supermercados holandesa torna-se assim pioneira ao banir por completo a presença do plástico ao longo deste corredor. Identificados como o selo “Plastic Free”, os produtos assim assinalados serão facilmente reconhecidos pelos clientes que, desta forma, têm a garantia de estar a consumir um produto sustentável, completamente livre de embalagens plásticas.

Para o CEO da Ekoplaza, Erik Does, esta novidade vem dar resposta ao desejo crescente de alternativas mais amigas do ambiente, já que os consumidores estão “cansados de produtos carregados de embalagens plásticas”, declarou ao The Guardian.

“Os corredores sem plástico são uma maneira realmente inovadora de testar biomateriais compostáveis ​​que oferecem uma alternativa mais ecológica às embalagens plásticas”, acredita Does, que garante que o custo final do produto não irá sofrer aumentos por ser “verde”.  

Num mundo cada vez mais preocupado com os problemas ambientais, o facto de um gigante do sector avançar com esta medida é de louvar. “Não há absolutamente nenhuma lógica em embrulhar algo tão fugaz quanto a comida em algo tão indestrutível quanto plástico”, lamentou o co-fundador do A Plastic Planet, Sian Sutherland, ao jornal britânico.

Na calha está já a intenção da Ekoplaza em replicar esta experiência de corredores sem plástico nas mais de 70 lojas espalhas pela Holanda.