Nova Iorque: o novo World Trade Center vai ser um monstro da sustentabilidade
Dez anos depois do 11 de Setembro, o novo One World Trade Center, que substituirá uma das malogradas torres nova-iorquinas, será marcado, entre outros, por uma forte aposta na sustentabilidade.
O projecto foi concebido pela Skidmore, Owings and Merrill, um ateliê de arquitectura conhecido pelos projectos verdes e será sustentável em vários aspectos. A torre terá uma célula combustível que irá gerar 4.8MW para electrificar os seus vários sistemas, um sistema de recolha de água da chuva e um esquema de reciclagem para os sistemas de arrefecimento.
O processo de construção também pode ser considerado amigo do ambiente, com a utilização de materiais reciclados e madeira sustentável. Os resíduos e restos da construção também serão reciclados.
Quando estiver completamente construída, esta torre deverá receber a certificação máxima em Liderança em Energia e Design Ambiental.
O One World Trade Center deve ficar concluído em 2013 e terá 1.776 pés de altura (541 metros), uma referência à Declaração da Independência norte-americana. Será, por isso, o prédio mais alto dos Estados Unidos.
Ao contrário do que chegou a ser planeado, os edifícios não serão construídos no local das antigas torres gémeas, mas ligeiramente ao lado. No local original das torres serão construídas duas piscinas de vidro, um memorial que conterá todos os nomes das pessoas que faleceram no 11 de Setembro. O memorial, aliás, será inaugurado já este domingo, dia em que se completam 10 anos da tragédia.
Conheça melhor o novo Word Trade Center.