Nova Iorque: plásticos rígidos já podem ser reciclados

Aí está uma boa notícia para os nova-iorquinos que se queixavam de não poderem reciclar os recipientes de saladas, as caixas de fast food e outros plásticos rígidos – Nova Iorque vai implementar a maior expansão dos últimos 25 anos do seu programa de reciclagem.

O mayor Bloomberg anunciou a expansão do programa de reciclagem na cidade, de modo a processar todos os plásticos rígidos – como copos de iogurte, embalagens de take away, brinquedos e caixas de CD. A partir de agora, estes objectos vão poder ser colocados no mesmo contentor que as garrafas de plástico comuns.

O novo programa teve início esta semana e pretende aumentar os esforços de reciclagem na cidade. Espera-se que a estratégia permita não só que mais material seja reciclado, como também eliminar muita da confusão instaurada acerca dos tipos de plástico que podem ou não ser reaproveitados.

A cidade prevê que 50 mil toneladas de plásticos enviados para aterros sanitários anualmente passem agora a ser reciclados. E como é mais barato reciclar do que para enviar os resíduos para aterros, a cidade poderá economizar mais de €460 mil (R$ 1,2 milhões), avançou o mayor.

O programa coincidirá com a abertura de uma nova fábrica de reciclagem em Sunset Park, Brooklyn, ainda este ano. Segundo o Huffinton Post, a fábrica será a maior da América do Norte.

Para evitar confusões, os nova-iorquinos vão receber correspondência com a descrição da expansão do programa que incluirá ilustrações do que podem reciclar e da forma como o devem fazer. Também serão enviados autocolantes aos senhorios e proprietários de imóveis para que possam substituir os rótulos actuais dos seus contentores de reciclagem.

O novo programa começou na última quarta-feira, mas a cidade não vai iniciar a sua aplicação até que todas as regras sejam adoptadas em Julho.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php