Nova Iorque quer banir copos de plástico, pratos descartáveis e embalagens de take away
A luta de Michael Bloomberg, mayor de Nova Iorque, contra os materiais insustentáveis continuou esta semana, com o anúncio de que o autarca iria propor uma lei para banir todos os copos de plástico e outras embalagens de plástico, pratos descartáveis ou caixas de take away na cidade.
No seu discurso sobre o estado da cidade – State of the City – Bloomberg disse ainda que as escolas públicas receberão instruções para retirar os tabuleiros de plástico dos seus refeitório.
“Podemos viver sem [a espuma de plástico], podemos viver mais tempo sem ela”, revelou.
Agora, este pedido terá de ser aprovado na Câmara Municipal, mas a porta-voz deste órgão já revelou estar a favor da medida. “[A espuma de plástico] vive para sempre, é pior que as baratas”.
O material utilizado nas embalagens de alimentos não é poliestireno – de que já falámos muito no Green Savers – mas uma espuma de plástico não biodegradável e usada, sobretudo, em soluções de isolamento. Bloomberg diz que esta espuma de plástico representa um custo extra de €15 (R$ 39,1) por tonelada nas acções de reciclagem.
Segundo o The New York Times, a cidade de Nova Iorque gere 1,2 milhões de toneladas de desperdício alimentar por ano, sendo que os resíduos de espuma de plástico representam 20 mil toneladas por ano.
Foto: Sob licença Creative Commons