Novo secretário de estado do Ambiente foi fundador do GEOTA
O novo secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Paulo Lemos, foi um dos fundadores do GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente), uma associação de defesa do ambiente constituída legalmente em 1986 – mas cujo grupo de reflexão remonta a 1981. O responsável tinha então 22 anos.
Paulo Lemos tem 49 anos e um longo currículo na área do ambiente. Segundo o Público, ele esteve ligado ao ressurgimento do movimento ambientalista dos anos 80 e a respectiva nova política ambiental.
Esteve na Comissão Nacional para o Ano Europeu do Ambiente, no antigo Instituto Nacional do Ambiente, na Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território de Lisboa e Vale do Tejo.
Foi assessor do ministro Carlos Borrego e, mais tarde, do secretário de Estado Jorge Moreira da Silva, actual vice-presidente do PSD. Paulo Lemos desenvolveu parte do seu trabalho na área internacional, tendo passado seis anos na Representação Permanente de Portugal em Bruxelas, antes de ser chamado para o gabinete de Assunção Cristas, em 2011.
Licenciado em Direito, Paulo Lemos era, actualmente, subdirector-geral da Agência Portuguesa do Ambiente – entidade que agora tutelará.