O que é o vento?



O vento é o movimento do ar, ou seja, o deslocamento de massas de ar em reação às diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões ( zonas de alta pressão e baixa pressão), formando-se essas diferenças através de fatores como a altitude, a latitude e continentalidade.

Segundo o IPMA, o movimento dá-se com base em quatro forças, gradiente de pressão, gravitacional, Coriolis e atrito. Os ventos são classificados consoante a sua direção e a sua intensidade, e podem ser ventos constantes, periódicos e locais.

Na meteorologia, o vento é medido em termos de direção através dos pontos cardeais e colaterais da rosa dos ventos, N, NE, E, SE, S, SW, W, NW. Quanto à intensidade, o IPMA divide em cinco categorias: Vento fraco (< 8 nós < 15 km/h), Vento moderado (8 a 19 nós, 15 a 35 km/h), Vento forte (20 a 30 nós, 36 a 55 km/h), Vento muito forte (31 a 42 nós, 56 a 75 km/h), Vento excepcionalmente forte (> 42 nós > 75 km/h).

Este recurso natural é responsável pelo equilíbrio da temperatura, pela formação de ondas no mar, pela produção de energia éolica e pela polinização anemófila. Assim, é parte essencial no funcionamento dos ecossistemas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...