O que fazer ao encontrar um ninho de vespa asiática? A GNR dá alguns conselhos



Entre Janeiro e Novembro de 2017 foram encontrados em território nacional 4495 ninhos de vespa asiática, segundo dados do Ministério da Agricultura. Olhando para os últimos três anos, a quantidade de ninhos de vespas asiáticas ascende aos dez mil, motivo que leva agora a GNR a lançar alguns alertas para a população.

Mas importa perceber o que está em causa com o aumento exponencial de vespas asiáticas no nosso país. Em primeiro lugar, este aumento acarreta riscos para a saúde pública, uma vez que quando ameaçadas, esta espécie reage com extrema agressividade. Também a natureza fica em risco, uma vez que a vespa asiática é espécie predadora das abelhas, quebrando-se assim o importante equilíbrio da biodiversidade.

O que fazer ao encontrar um ninho de vespas asiáticas? Que medidas devem ser tomadas? O primeiro passo deverá ser avisar as autoridades, através da linha SOS Ambiente e Território (808 200 520). Mas há mais algumas medidas a tomar:

– Inserção/georreferenciação online do ninho ou dos exemplares de vespa e preenchimento online de um formulário com informação sobre os mesmos, disponível no portal;

-Preenchimento de um formulário e envio para a Câmara Municipal da área onde ocorreu a observação

– Preenchimento de um formulário via Smartphone disponível no portal; 

– Solicitar a colaboração da junta de freguesia mais próxima do local de detecção/suspeita para o preenchimento do formulário”.

Uma fotografia da vespa ou do ninho deverá sempre ser anexada para que seja mais fácil perceber se se trata de facto desta espécie. Depois da ‘denúncia’, o processo será acompanhado pela Câmara Municipal local.

Foto: Michel Sinnassamy / flickr





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...