ONU: pior surto de Ébola de sempre foi provavelmente causado por carne de caça



O pior surto do vírus da Ébola de sempre já matou 660 pessoas desde o início de 2014 e a sua origem pode estar ligada à caça, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a organização, a fonte do surto terá sido um caçador que comeu ou vendeu um morcego da fruta na África Ocidental. O morcego da fruta é uma espécie que pode ser infectada com a Ébola e não apresentar quaisquer sinais da doença. O vírus pode ser transmitido através de fluídos corporais, como o sangue entre animais e humanos – que é conhecido por zoonose.

Apesar de os morcegos da fruta serem uma espécie propícia para a transmissão do vírus da Ébola, também outras espécies, nomeadamente os primatas e os roedores, podem transmitir o agente patogénico.

A Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura divulgou já um comunicado onde alerta a população da África Ocidental para os riscos de contrair o vírus ao comer estas carnes de caça. Por carnes de caça subentende-se a carne de animais selvagens, como os primatas e roedores, caçados na África, Ásia e América do Sul. Actualmente, o termo utiliza-se para referir particularmente a carne dos animais da África Central e Ocidental.

Os habitantes da Guiné, Libéria e Serra Leoa, que lidam com os números mais elevados de contaminação estão particularmente em risco, refere o Dodo.

“Não estamos a sugerir que as pessoas deixem de caçar, porque isso é irrealista”, explica o chefe do departamento de veterinária da Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura, Juan Lubroth. “Mas as comunidades necessitam claramente de informação sobre a necessidade de não tocar em animais mortos ou vender ou comer carne de animais que sejam encontrados já mortos. Devem também evitar caçar animais que estejam doentes ou se comportem de maneira anormal”, indica.

Os morcegos da fruta são frequentemente comidos em zonas áridas ou em sopas para suplementar as dietas. Estes animais são chamados de “espécie reservatório” para o vírus, embora a Ébola seja morta quando a carne é cozinhada a altas temperaturas. Mas qualquer pessoa que mexa no animal antes de estar cozinhado está em risco.

A Ébola é letal em 90% dos casos e não existe vacina eficaz contra o agente patogénico. Os primeiros casos do corrente surto foram detectados em Dezembro de 2013.

Foto: EU Humanitarian Aid and Civil Protection  / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...