Peixinho dourado gigante encontrado em lago norte-americano. E isso não é bom (com FOTO).
Um peixinho dourado gigante foi encontrado nas águas do Lago Tahoe, na Sierra Nevada, Estados Unidos, mas a sua presença não está a ser bem vista pelos especialistas. É que o gigantesco peixe – que pode chegar aos 50 centímetros – não é nativo do lago em questão e poderá ter sido lá colocado por proprietários de um aquário.
No entanto, o peixinho dourado está a ser tão bem sucedido que apresenta altas taxas de reprodução, pelo que os especialistas estão preocupados com o impacto negativo desta espécie invasora no ecossistema do Lago Tahoe.
“Sabemos que temos um peixinho dourado gigante, mas a questão é: há quanto tempo é que ele estava ali e quantos mais existem no lago?”, questionou Sudeep Chandra, professora da Universidade do Nevada, Estados Unidos.
A colocação de peixes de aquário em lagos e rios é um problema para a biodiversidade norte-americana. Em Janeiro, a Universidade da Califórnia explicou que existiam inúmeras espécies invasoras fora do seu habitat. Um terço das espécies invasoras aquáticas de todo o mundo, de resto, tem como pano de fundo esta prática de deitar os peixes de aquários na vida selvagem.
De todos os animais libertados, o peixinho dourado é o que mais danos faz às espécies de peixe nativas. “Às vezes pensamos: se eu libertar um único peixe, isso não ter consequência. Mas pode, pela forma muito específica como os peixinhos dourados se alimentam”, revelou Pamela Schofield, ecologista do US Geological Survey.
A situação é tão grave que Sue Williams, professora de ecologia na UC Davis, explica que é preferível matar um peixe que colocá-lo nos lagos e rios onde ele não é natural.
Foto: Sob licença Creative Commons