Pirataria informática ameaça espécies em vias de extinção



Os caçadores furtivos estão a tornar-se cada vez mais sofisticados nas ferramentas que usam para capturar espécies ameaçadas de extinção – que incluem óculos de visão nocturna, espingardas de alta potência e helicópteros. Agora, invadir os computadores dos cientistas também se pode tornar numa preocupação real.

Sabe-se que os hackers invadem sites de bancos, agências de notícias, redes sociais e governos. Seria de esperar que atacassem também os sites com informação importante sobre o paradeiro de espécies ameaçadas de extinção? Infelizmente, é verdade – um incidente na Índia tem preocupado os conservacionistas para o facto de os caçadores usarem a internet como mais um recurso para a actividade criminal.

Em Julho, Krishnamurthy Ramesh, chefe do programa de monitorização na Panna Tiger Reserve, recebeu um email que o alertou para uma tentativa de acesso à sua conta de email profissional. A sua caixa de entrada continha a localização geográfica criptografada de um tigre-de-bengala em perigo.

Não se sabe quem é que tentou aceder aos dados – ou se se tratou apenas de um erro informático inocente. Mas o departamento florestal do estado onde fica a reserva, Madhya Pradesh, deu início a uma investigação em colaboração com a polícia, revela o TreeHugger.

O incidente serviu para alertar as autoridades para a possibilidade de os dados online relacionados com espécies ameaçadas de extinção poderem cair nas mãos erradas, tendo assim de ser desenvolvidos novos mecanismos de segurança. Parece que o perigo já espreita mesmo em todas as frentes.

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...