Pneus: como poupar o ambiente e a carteira?

Uma adequada manutenção do automóvel tem um impacto directo no consumo de combustível, mas também na segurança dos ocupantes do veículo. Fundamentais no prolongamento da vida útil do carro, os pneus – e a sua boa manutenção- são, no entanto, um dos elementos mais descurados.

Segundo dados da Associação Automóvel de Portugal, 32% dos veículos analisados tinham os pneus num estado muito perigoso para a circulação rodoviária.

Sugerem as boas práticas automóveis que os pneus com mais de dez anos devem ser substituídos. Há, no entanto, alguns sinais que nos indicam que será necessário mudar os pneus antes disso, como alguns sinais visíveis de desgaste: a profundidade do desenho inferior a 1,6 mm ou ainda bolhas, fissuras ou áreas de borracha ressequida.

Saiba também que circular com a pressão certa pode economizar o equivalente a um depósito inteiro em 15mil km/anuais, aumentando assim a vida útil do pneu. Mas qual a forma certa de verificar a pressão do pneu? A resposta em mais um vídeo Minuto Verde.

O Minuto Verde é uma rubrica produzida pela Quercus e emitida aos dias úteis na RTP.