Polónia: ciclovia que brilha no escuro é alimentada a energia solar



Não é a primeira ciclovia que brilha no escuro, mas ao contrário da que lhe serviu de modelo, construída na Holanda, não precisa de energia artificial para se alimentar. Para se iluminar de noite, a sua pista carrega-se durante o dia, com luz solar. Útil e ecológico, este novo circuito para bicicletas é a nova estrela ambiental da Polónia.

Concebida pelo TPA, o Instituto Badan de Tecnologia, em Pruszkow, Polónia, a nova ciclovia foi inaugurada na semana passada em Lidzbark Warminski, na região de Mazury. A nova rota para bicicletas irradia em tons de azul e a carga de energia que recebe durante o dia permite-lhe manter o brilho durante dez horas, informou Igor Ruttmar, um dos investigadores da TPA envolvidos no projecto.

Na verdade, as partículas incandescentes que se encontram incorporadas na pista podem assumir tons diferentes, mas o azul foi considerado consensualmente como a cor mais impactante na paisagem nocturna.

A nova ciclovia polaca não é a primeira a apresentar-se de azul na via pública. Antes já o artista Daan Roosegaarde tinha concebido um circuito brilhante nessa cor, em Nuenen, a cidade holandesa onde o famoso pintor Van Gogh viveu, a 100 km de Amesterdão. De resto, os autores da nova pista polaca não escondem a sua fonte de inspiração, mas orgulham-se da inovação que introduziram: enquanto a ciclovia holandesa se alimenta a LED a que agora se inaugurou em Lidzbark Warminski não precisa de outra fonte de energia além do sol. Um importante upgrade em termos estritamente ambientais.

Fotos: TPA Sp. z o.o

[nggallery id=3331 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...