Poluição afasta praia do Rio de Janeiro de competição mundial de surf



A praia de São Conrado, no Rio de Janeiro, foi retirada da lista de locais que vão receber a World Surf League, competição de surf que decorre de 11 a 22 de Maio. Segundo um porta-voz do evento, Dave Prodan, a decisão foi tomada “devido a questões [ligadas à] poluição”.

Entalada entre os bairros de classe lata da Barra da Tijuca e Leblon e duas favelas, a praia de São Conrado é uma das mais poluídas do Rio. A maioria dos esgotos das favelas segue directamente, sem tratamento, para a água. Nos últimos dias, a ruptura de um esgoto desencadeou uma fonte malcheirosa de resíduos, que cai em cascata para a praia, criando uma enorme mancha castanha.

“Este é o resultado de infra-estruturas irregulares e planeamento urbano caótico desde há décadas. A poluição da água do Rio é um dos destaques dos próximos Jogos Olímpicos”, escreve o The Guardian.

Um dos legados dos Jogos deveria ser a limpeza exaustiva das praias, lagos, lagoas do Rio de Janeiro, assim como da Baía de Guanabara – locais onde se realizam alguns dos eventos da competição, desde natação de águas abertas, vela ou canoagem.

No entanto, poucos ou nenhuns progressos têm sido feitos e as autoridades já reconheceram que os objectivos olímpicos não serão atingidos – os próprios atletas já começaram a expressar a sua preocupação de competir em águas poluídas, por questões de saúde e segurança.

Em comunicado, a World Surf League já afirmou que a Barra da Tijuca terá “condições excelentes” para a competição de surf. No entanto, o biólogo carioca Mário Moscatelli explicou que essa excelência irá depender do vento e das marés.

“Podemos ter uma situação em que a maioria da praia ficará contaminada com água pútrida”, revelou. De acordo com o ambientalista, a Barra da Tijuca fica perto do local onde os esgotos e a lagoa de Jacarepagua, cheia de lixo, escorrem para o Oceano. Quando a maré está vazia, o vento pode espalhar bocados castanhos de água contaminada para a Tijuca.

Foto: Sheila Tostes / Creative Commons






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...