Ponte feita em impressora 3D inaugurada até ao final do ano

Se há uns anos nos falassem de casas ou pontes feitas a partir de uma impressora, acharíamos com toda a certeza que tal facto tinha saído directamente do cenário de algum filme de ficção científica. Vários anos volvidos, a impressão de produtos e infra-estruturas é hoje uma realidade dos nossos dias, como é o caso desta ponte na Holanda, feita pelas linhas e contra-linhas de uma impressora.

Com 12 metros de comprimento, esta é a primeira ponte feita em exclusivo com recurso a uma impressora 3D. Até ao final do ano, aquela que é maior estrutura do mundo feita em impressora 3D estará pronta a inaugurar em Amesterdão.

Criada como ponte pedonal e ciclovia sobre um canal na cidade holandesa, esta inovadora ponte ajudará também os especialistas do sector da construção civil a determinar qual o papel que esta tecnologia tem actualmente neste sector. Será viável a construção de infra-estruturas por estes moldes? Que papel terá a tecnologia no futuro da construção civil?

Para os mais cépticos, os autores do projecto garantem que todas as medidas de segurança estão garantidas. Tal confiança têm no projecto que se ofereceram como cobaias para uma experiência que testará a viabilidade da ponte. Assim, vários sensores serão instalados na ponte para medir a tensão a que esta está sujeita, bem como a sua reacção a factores ambientais, como o vento, temperatura e qualidade do ar.

Um projecto inovador e multidisciplinar do laboratório Joris Laarman, interessado em determinar se a impressão a 3D em aço é uma opção viável e segura para o futuro.

Foto: Joris Laarman Lab