Projecto de reabilitação de edifício em Alcântara vence prémio Arquitectar’10

Um projecto dos arquitectos António Rosa da Silva e Paulo Maximiano Fonseca venceu a terceira edição do Prémio Arquitectar’10, que tinha como tema a “Eficiência e Sustentabilidade na Reabilitação Urbana”.

O projecto remete para um edifício proposto pela SRU Lisboa Ocidental, pertencente à Câmara Municipal de Lisboa e que está em estado visível de degradação.

“Com uma formalização apelativa mas sóbria, este projecto habitacional confere uma concepção espacial contemporânea à pré-existência, resolvendo de forma consistente o programa interior e propondo uma nova área exterior interiorizada de uso comum, aberta e iluminada”, argumentou o júri.

“O edifício reabilitado é constituído por duas fracções autónomas com classe de eficiência energética A, ambas apresentam soluções construtivas que contribuem para uma inércia térmica forte, conferindo às fracções uma forte capacidade de armazenamento de calor”, continuou o júri, que valorizou “a instalação de uma bomba de calor e de uma caldeira de acumulação a gás com apoio aos painéis solares térmicos” e a “preocupação em seleccionar equipamentos de elevada eficiência”.

O júri atribuiu uma menção honrosa ao projecto Magnetic Roof, de Alexandra Sofia Machado.

Entre Lisboa e o Porto, há mais de 250 mil casas a precisar de reabilitação. E se em Espanha o índice de penetração do segmento da reabilitação é de 45%, Portugal tem menos de metade desta percentagem. “Apostar na reabilitação urbana permite a aproximação de Portugal à escala europeia, a requalificação dos centros urbanos, um maior número de postos de trabalho e ganhos ao nível da eficiência energética nacional”, explicou João Cunha, administrador da Square, parceira do prémio.

O edifício proposto para reabilitação situa-se na Rua da Aliança Operária, números 124 a 128, em Alcântara.

Consulte a página de Facebook do prémio.

A quarta edição do Prémio Arquitectar’10, anunciou ainda a organização, terá como tema a reabilitação urbana.

Consulte as imagens do projecto vencedor.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php