Remodelação do nó ferroviário de Madrid com design vencedor



O concurso internacional começou em 2020 com o objetivo de convertê-lo “numa referência internacional para uma mobilidade sustentável, multimodal, interligada e integrada”.

Com a participação de algumas das mais notáveis empresas do sector, a UNStudio, com a empresa b720 Arquitetura e engenharia Esteyco, subiu ao topo do concurso com um design vencedor para a estação de Madrid-Chamartín Clara Campoamor, avança o “Inhabitat”.

Segundo a mesma fonte, a patrocinadora do concurso, Adif Alta Velocidad (AV), fez o anúncio esta semana. Também reconhecendo que a proposta derrotou grandes concorrentes como BIG, Foster + Partners, OMA, Zaha Hadid Architects, Grimshaw, RSHP e Souto de Moura.

“Estamos verdadeiramente encantados por o nosso projeto ter sido nomeado como a proposta vencedora deste projeto de regeneração urbana extremamente emocionante”, disse Ben van Berkel, da equipa da UNStudio. “Madrid está a tornar-se rapidamente numa das cidades mais excitantes e atrativas da Europa. A transformação desta área irá revigorar esta parte da cidade, ao mesmo tempo que acrescenta novos pulmões verdes a Madrid. Estamos entusiasmados por termos trabalhado com os melhores parceiros locais possíveis sobre esta proposta, uma vez que a colaboração foi fundamental para o sucesso da nossa equipa”, acrescentou.

O concurso internacional começou em 2020 com o objetivo de encontrar o melhor plano para transformar o nó ferroviário Madrid-Chamartín Clara Campoamor. O objetivo era convertê-lo “numa referência internacional para uma mobilidade sustentável, multimodal, interligada e integrada”. O concurso foi supervisionado por 16 juízes que fizeram a nomeação final a favor do UNStudio, b720 Arquitetura e a proposta da Esteyco. Foi uma votação unânime, tendo o projeto recebido o máximo de pontos possíveis. Ganhou notas altas por funcionalidade, construção viável, acessibilidade, integração na área envolvente e sustentabilidade ambiental.

Mas nem tudo o que é antigo está a ser substituído. A equipa considerou essencial manter os telhados originais das abóbadas da estação como um elemento distintivo da sua vida anterior e futura. As vistas são destacadas no projeto, com uma dependência de terraços e varandas escalonadas para fundir o edifício nos parques circundantes.

“O nosso principal objetivo era manter e melhorar o complexo existente da estação e ativar o seu ambiente com uma mistura cuidadosa de programa rápido e lento; conceber um centro urbano altamente sustentável e à prova de futuro, ao mesmo tempo que densificava e ativava verdadeiramente a área com trabalho, vida, lazer e aprendizagem. A nova área da estação melhorará enormemente esta parte da cidade, atraindo novos fluxos de pessoas e levando a qualidade de vida nesta parte de Madrid ao próximo nível”, disse Ben van Berkel.

 

 

 

 





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