Semana sem pesticidas: alimentação em destaque na 13º edição desta iniciativa europeia
O tema da alimentação é o destaque da 13ª edição da Semana Sem Pesticidas, um evento internacional iniciado em 2006 pela organização francesa Générations Futures (Gerações Futuras) e que decorre sempre de 20 a 30 de Março, com inúmeras iniciativas por toda a Europa com o objectivo de sensibilizar para as alternativas aos pesticidas.
Em Portugal, numa parceria entre a Quercus, Câmara Municipal de Torres Vedras e a AMP – Associação de Marchas e Passeio realizou-se, no passado dia 25 de Março, um passeio pela cidade para a identificação de ervas espontâneas comestíveis e para uma reflexão colectiva sobre a paisagem urbana sem herbicidas.
Em simultâneo, está patente até dia 1 de Abril a exposição itinerante de desenhos em cadernos “Ervas Espontâneas na Cidade” no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, que permanecerá até ao final do mês. Feita em parceria pela associação ambiental Quercus e a a Urbansketchers Portugal, a exposição é de cedência gratuita, havendo apenas o com os portes por parte das entidades interessadas, e pode ser requisitada à Quercus.
“São muitos os desafios que a nossa sociedade tem de enfrentar e um melhor conhecimento do território e o trabalho colaborativo e em rede fazem sem dúvida parte das estratégias para se encontrarem as melhores respostas e todos nós temos um papel a desempenhar”, lembra em comunicado a associação ambiental.
Foto: via Creative Commons