Será que transformar dados climáticos em música nos pode afetar a um nível emocional?
Um cientista geoambiental do Japão compôs um quarteto de cordas utilizando dados climáticos sonoros. A composição de 6 minutos – intitulada “Quarteto de cordas n.º 1 ” “Orçamento de energia polar” – baseia-se em mais de 30 anos de dados climáticos recolhidos por satélite do Ártico e da Antártida e tem como objetivo chamar a atenção para a forma como o clima é impulsionado pela entrada e saída de energia nos polos.
A história de fundo sobre a forma como a composição foi elaborada foi publicada a 18 de abril na revista iScience como parte de uma coleção “Exploring the Art-Science Connection”.
“Espero sinceramente que este manuscrito marque um ponto de viragem significativo, fazendo a transição de uma era em que apenas os cientistas lidam com dados para uma era em que os artistas podem utilizar livremente os dados para criar as suas obras”, escreve o autor e compositor Hiroto Nagai, um cientista geoambiental da Universidade de Rissho.
Hiroto Nagai afirma que a música, por oposição ao som, evoca uma reação emocional e postula que a “musificação” (por oposição à sonificação) dos dados requer alguma intervenção do compositor para criar tensão e adicionar dinâmica.
Por esta razão, Nagai foi mais liberal na adição de um “toque humano” em comparação com composições musicais anteriores baseadas em dados, com o objetivo de fundir a sonificação com a composição musical tradicional.
“Como princípio fundamental na composição musical, é necessário combinar sequências temporais desde a construção da tensão até à resolução em várias escalas, desde progressões harmónicas até movimentos inteiros”, escreve Nagai.
Segundo o cientista, “até agora, não foram publicadas tentativas e discussões abertas sobre a composição musical baseada na sonificação, nem tentativas de demonstrar a metodologia necessária para afetar intencionalmente as emoções do público com uma peça artística”.
Para o fazer, começou por utilizar um programa para sonificar dados ambientais, atribuindo sons a diferentes valores de dados.
Os dados disponíveis ao público foram recolhidos em quatro locais polares entre 1982 e 2022: um local de perfuração de núcleo de gelo no manto de gelo da Gronelândia, uma estação de satélite no arquipélago norueguês de Svalbard e duas estações de investigação de propriedade japonesa na Antárctida (Estação Showa e Estação Dome Fuji).
Potencial de divulgação das ciências da Terra através da música
Para cada um dos locais, Nagai utilizou dados de medições mensais de radiação de ondas curtas e longas, precipitação, temperatura da superfície e espessura das nuvens.
Em seguida, transformou esta coleção de sons numa composição musical para ser tocada por dois violinos, uma viola e um violoncelo.
Este processo envolveu muitas etapas, incluindo a manipulação do tom de diferentes pontos de dados e a atribuição de secções de dados aos diferentes instrumentos, a sobreposição de passagens criadas a partir de dados diferentes e a introdução de técnicas de execução musical como o pizzicato e o staccato.
Nagai também interveio de forma mais artística, introduzindo ritmo, removendo deliberadamente certos sons e introduzindo partes manuscritas (não derivadas de dados) na composição.
A primeira atuação ao vivo do quarteto foi partilhada na Universidade de Waseda, em Tóquio, em março de 2023, seguida de um painel de discussão. Uma atuação filmada da peça pelo PRT Quartet, um quarteto de cordas profissional japonês, foi também lançada no YouTube em março de 2023.
Ao ouvir, a minha reação inicial foi: “O que é isto?” Parecia uma peça contemporânea típica”, disse Haruka Sakuma, a violinista profissional que tocou o 2º violino. “O fluxo da música era um pouco difícil de memorizar rapidamente e foi bastante desafiante no início”, acrescentou.
Nagai afirma que, ao contrário das representações gráficas dos dados, a música suscita emoção antes da curiosidade intelectual e sugere que a utilização de representações gráficas e musicais dos dados em conjunto pode ser ainda mais poderosa.
“A música capta a atenção do público com força, enquanto as representações gráficas requerem um reconhecimento ativo e consciente”, escreve Nagai. “Isto revela o potencial de divulgação das ciências da Terra através da música”.