Siemens vai recolher a energia das travagens dos por comboios de alta velocidade
A Siemens acaba de anunciar os seus planos para recolher e reutilizar a energia dos comboios de alta velocidade, através da instalação do primeiro sistema de armazenamento de energia de travagem regenerativa da América.
O sistema vai ser instalado no novo Light Rail Transit Line daTriMet, a circular entre Portland e Milwaukie, de modo a captar a energia cinética do comboio quando ele está a abrandar. De seguida, vai converter essa energia em electricidade para alimentar o veículo quando ele acelera.
A aceleração é particularmente prejudicial para os sistemas de energia, pois causa “quedas de poder” – um enorme pico no consumo de energia que, muitas vezes, retira a electricidade disponível para outros comboios ligados à mesma fonte de alimentação. O sistema Sitras Energy Storage, da Siemens, devolve assim um equilíbrio à rede e, ao mesmo tempo, melhora a eficiência energética, explica o Inhabitat.
“A unidade de armazenamento de energia regenerativa é uma parte importante dos muitos elementos sustentáveis a serem incorporados neste projecto ferroviário”, disse Dan Blocher, director-executivo da TriMet Capital Projects. “Com a Siemens como nossa parceira, sabemos que este projecto-piloto está posicionado para trazer uma tecnologia nova e eficiente aos Estados Unidos.”