Start-ups: Financial Times compara Lisboa a São Francisco
Lisboa e São Francisco partilham muitos atributos físicos: ambas se espraiam em colinas, possuem eléctricos e uma ponte vermelha suspensa. Agora, a capital portuguesa está a adoptar o espírito empreendedor da cidade gémea no que toca a tornar-se um centro global para start-ups.
Num artigo publicado ontem, o Financial Times (FT) escreve sobre as semelhanças das duas cidades e dá exemplos de jovens empresários que lançaram as suas start-ups na capital portuguesa. Segundo o jornal britânico, Lisboa é uma cidade multicultural graças, em grande parte, ao passado imperial de Portugal. O FT dá como exemplo o presidente da Câmara de Lisboa, nascido em Lisboa mas com raízes em Goa.
Além das semelhanças, o jornal destaca ainda a boa qualidade de vida, com praias a dez minutos do centro e do custo de vida que é “muito menor que em outras capitais europeias”. O FT destaca que os apoios para empresas em fase inicial estão a aumentar, suportados por financiamentos de empresas privadas e pelo Governo, assim como a mão-de-obra qualificada, nomeadamente ao nível da engenharia, que é formada das faculdades de Lisboa.
Foto: gromgull / Creative Commons